terça-feira, 27 de novembro de 2012

Prêmio Socioambiental Chico Mendes

Na noite de 26 de novembro, em solenidade realizada na cidade de São Paulo, onze empresas paranaenses foram agraciadas com o Prêmio Socioambiental Chico Mendes 2012, um reconhecimento pelas boas práticas socioambientais nas organizações que têm como princípio a sustentabilidade, justiça social e respeito à vida.
 
Uma banca examinadora composta por uma equipe multidisciplinar pontuou os exemplos mais significativos nos trabalhos inscritos por instituições públicas e privadas que desejavam, dessa forma, fazer uso do Selo Verde Instituto Chico Mendes, este com validade de um ano, e que confere o real compromisso da gestão empresarial no que se refere à fabricação de produtos e à prestação de serviços de maneira sustentável.
Com o case “RPPN Corredor do Iguaçu”, a Araupel recebeu, pelas mãos do diretor administrativo-financeiro, Tarso Giacomet, o troféu e o cetificado do Instituto Chico Mendes. A organização tomou a iniciativa de englobar remanescentes florestais em diversos estágios de conservação dentro de sua propriedade, unindo-os em definitivo, o que formou a maior Reserva Particular do Patrimônio Natural do sul do Brasil, uma área de 5.151 hectares reconhecida pelo Ibama.
Além da floresta – que serve de abrigo para diversas espécies de flora e fauna, muitas das quais ameaçadas de extinção – também são protegidas as bacias hidrográficas que afluem aos reservatórios das usinas hidrelétricas de Salto Osório e Salto Santiago, prevenindo seu assoreamento e garantindo seu potencial energético. O Corredor do Iguaçu traz ainda benefícios tributários às prefeituras de Rio Bonito do Iguaçu e Nova Laranjeiras, municípios, cidades onde se localizam parte da reserva natural. “O que as prefeituras vierem a fazer em prol da RPPN aumentará o valor arrecadado por elas a título de ICMS ecológico”, comentou Tarso Giacomet durante a entrega do prêmio Chico Mendes em São Paulo.
 
 
 
 
 


Tarso Giacomet durante entrega do Prêmio Socioambiental Chico Mendes.
As empresas paranaenses All América Latina Logística, Buona Vita Cosméticos, Cocari Cooperativa Agropecuária e Industrial, Consai, Madeplast, Novopiso, Retintas Indústria de Tintas e Risotolândia também receberam o reconhecimento por suas boas práticas ambientais com a apresentação de seus projetos.