A Araupel foi uma das 111 empresas que receberam, dia 17/07, em solenidade realizada na sede da Fiep, em Curitiba, o certificado do selo ODM 2012, um reconhecimento pelo trabalho que vem sendo desenvolvido pelos Voluntários da Alegria, um grupo composto por colaboradores da Araupel em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e que contribuem para o desenvolvimento local.
O selo é uma iniciativa do Movimento Nós Podemos Paraná, um programa institucional do Sesi voltado à mobilização da sociedade em torno dos projetos que contribuam para o alcance dos ODMs, as metas propostas pela ONU para eliminar a fome e a extrema pobreza até 2015. Segundo Edson Camponollo, presidente da Fiep, "essas entidades que receberam o selinho poderão estar multiplicando essa informação. Pudera que no próximo ano a gente tenha o dobro de entidades de empresas para que a gente continue com esse movimento, e mais do que isso: é um movimento do Paraná, mas que ganha proporções de outras fronteiras". Para Maria Celina Arraes, Secretária de Estado de Direitos Humanos, "os objetivos de desenvolvimento do milênio nada mais são do que uma maneira de melhorar a qualidade de vida de todos".
Tânia Odorcick, Coordenadora de Recursos Humanos da Araupel, comenta que foi com grande orgulho que recebeu, em nome da empresa, o selo ODM 2012. "A Araupel faz várias ações em prol da comunidade e isso inclui as atividades promovidas pela equipe dos Voluntários da Alegria, colaboradores especiais que amam o que fazem e que encontram grandes realizações entretendo as pessoas. Isso contagia, traz mais pessoas para o trabalho voluntário", explica ela.
Igualmente lisonjeada estava Rose Lopes. A telefonista, na Araupel há cinco anos, estende para outras crianças aquilo que costuma fazer com sua filha. "Quando eu me visto de palhacinha eu me tranformo, adoro muito a nossa equipe e o trabalho que a gente faz", esclarece a colaboradora, mãe de Sarah Cristina. "A empresa dá o suporte para esse trabalho, mas a iniciativa é deles, dos colaboradores", complementa Tânia.
A Voluntária da Alegria Rose Lopes, ao lado do Secretário de Relações Político-Institucionais da Secretaria-Geral da Presidência, a coordenadora de Recursos Humanos da Araupel, Tânia Odorcick, e Edson Campagnolo, presidente da Fiep.
Foto: Mauro Frasson
Caren Denise dos Santos, assistente social da Araupel, foi quem inscreveu o projeto na segunda edição do prêmio. "Eu sempre acreditei nos Objetivos e no movimento Nós Podemos Paraná. Quando vi a atuação dos Voluntários da Alegria achei que estavam bem sintonizados com a proposta, que é as boas práticas para o alcance dos ODMs", diz, orgulhosa, a assistente. " Ser voluntário é um ato de bravura. Se vestir de palhaço, agradar, entrar no mundo dos outros...não é para qualquer um", complementa ela.