quarta-feira, 25 de julho de 2012

Araupel certificada com o Selo ODM 2012

A Araupel foi uma das 111 empresas que receberam, dia 17/07, em solenidade realizada na sede da Fiep, em Curitiba,  o certificado do selo ODM 2012, um reconhecimento pelo trabalho que vem sendo desenvolvido pelos Voluntários da Alegria, um grupo composto por colaboradores da Araupel em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e que contribuem para o desenvolvimento local.
O selo é uma iniciativa do Movimento Nós Podemos Paraná, um programa institucional do Sesi voltado à mobilização da sociedade em torno dos projetos que contribuam para o alcance dos ODMs, as metas propostas pela ONU para eliminar a fome e a extrema pobreza até 2015. Segundo Edson Camponollo, presidente da Fiep, "essas entidades que receberam o selinho poderão estar multiplicando essa informação. Pudera que no próximo ano a gente tenha o dobro de entidades de empresas para que a gente continue com esse movimento, e mais do que isso: é um movimento do Paraná, mas que ganha proporções de outras fronteiras". Para Maria Celina Arraes, Secretária de Estado de Direitos Humanos, "os objetivos de desenvolvimento do milênio nada mais são do que uma maneira de melhorar a qualidade de vida de todos".
Tânia Odorcick, Coordenadora de Recursos Humanos da Araupel,  comenta que foi com grande orgulho que recebeu, em nome da empresa, o selo ODM 2012. "A Araupel faz várias ações em prol da comunidade e isso inclui as atividades promovidas pela equipe dos Voluntários da Alegria, colaboradores especiais que amam o que fazem e que encontram grandes realizações entretendo as pessoas. Isso contagia, traz mais pessoas para o trabalho voluntário", explica ela.
Igualmente lisonjeada estava Rose Lopes. A telefonista, na Araupel há cinco anos, estende para outras crianças aquilo que costuma fazer com sua filha. "Quando eu me visto de palhacinha eu me tranformo, adoro muito a nossa equipe e o trabalho que a gente faz", esclarece a colaboradora, mãe de Sarah Cristina. "A empresa dá o suporte para esse trabalho, mas a iniciativa é deles, dos colaboradores", complementa Tânia.    

A Voluntária da Alegria Rose Lopes, ao lado do Secretário de Relações Político-Institucionais da Secretaria-Geral da Presidência, a coordenadora de Recursos Humanos da Araupel, Tânia Odorcick, e Edson Campagnolo, presidente da Fiep.
Foto: Mauro Frasson

Caren Denise dos Santos, assistente social da Araupel, foi quem inscreveu o projeto na segunda edição do prêmio. "Eu sempre acreditei nos Objetivos e no movimento Nós Podemos Paraná. Quando vi a atuação dos Voluntários da Alegria achei que estavam bem sintonizados com a proposta, que é as boas práticas para o alcance dos ODMs", diz, orgulhosa, a assistente. " Ser voluntário é um ato de bravura. Se vestir de palhaço, agradar, entrar no mundo dos outros...não é para qualquer um", complementa ela.
A assistente social Caren Denise dos Santos.

O selo ODM 2012 agrega valor social para as empresas e tem validade de um ano.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

kit porta-pronta Araupar: agilidade na construção

Desde o ano passado, a Madepar, empresa líder no mercado de porta de pinus, e a Araupel, uma das maiores produtoras de molduras finger jointed do Brasil, estão juntas no mercado com o kit porta-pronta Araupar.










A venda vem acontecendo em São Paulo e Goiânia. As construtoras  Even e MRV já estão com os kits Araupar em suas construções. As portas estão sendo montadas e instaladas através de parceiros locais que se deslocam até os empreendimentos. Segundo Giovanni Henrique Garcia, gerente de vendas da Madepar ,“estamos atendendo a uma antiga necessidade da construção civil. Cada vez mais as construtoras necessitam de uma empresa que se responsabilize pela montagem de toda a porta, o que agiliza o processo”, explica o gerente.
Para Paulo Rücker Júnior, supervisor comercial da Araupel, a experiência também é uma plataforma de pesquisas para melhor atender às necessidades do mercado. "Estamos aprimorando nossos processos de instalação, estudando a criação de novos produtos que se adaptem às diferentes espessuras de paredes e aberturas de entrada estabelecidas pelas construtoras", comenta Rücker.
Fotos: Paulo Rücker Júnior

sexta-feira, 13 de julho de 2012

IFPR em Quedas do Iguaçu

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) está cada vez mais próximo de Quedas do Iguaçu. Ontem, às 16 horas, em solenidade realizada na Araupel, 98.010 m² de terreno foram transferido para o município de Quedas do Iguaçu, que agora poderá repassar as terras para  o IFPR. A doação é o primeiro passo para viabilizar a construção do campus universitário na cidade.
A cerimônia de assinatura do contrato entre o prefeito de Quedas do Iguaçu, Edson do Prado, e o diretor administrativo da Araupel, Tarso Giacomet, e a gerente financeiro, Renata Pisoni, contou também com a presença do diretor do do IFPR de Cascavel, Luiz Carlos Eckstein e autoridades políticas locais.

foto: Marco Pina/Quedas do Iguaçu










Segundo Tarso Giacomet, diretor administrativo da empresa, a Araupel aderiu à  mobilização, não apenas da sociedade local, mas também dos municípios vizinhos que solicitavam a vinda do ensino superior em localidade mais próxima aos jovens da microrregião. "A Araupel sempre esteve comprometida com o desenvolvimento social, econômico, ambiental e educacional da sociedade quedense, o que seguramente justifica essa doação", enfatiza o diretor. "Posso dizer, sem medo de errar,  que Quedas do Iguaçu e a Araupel cresceram juntas nessas quatro décadas, o que, para nós, é motivo de orgulho", conclui o administrador, se referindo aos 40 anos que a empresa completa em setembro de 2012.
Para o diretor da unidade de Cascavel, Luiz Carlos Eckstein, "o Instituto tem o papel de fazer a transformação acontecer na vida das pessoas", enfatiza ele. "Uma vez com as terras a nossa disposição, poderemos legalmente dar início à licitação para a realização da primeira etapa da construção".

Sobre os cursos a serem oferecidos, "será aplicado um questionário na microrregião para identificar quais serão os cursos mais indicados para a nossa realidade", explica Odélio Pires de Lima, Secretário da Educação de Quedas do Iguaçu. "Se a obra tiver início este ano, Quedas do Iguaçu já terá turmas presenciais a partir de 2014", comemora ele.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Araupel aprovada na 2ª Edição do Selo ODM 2012-2013

Em 2000, a Organização das Nações Unidas (ONU), analisando os maiores problemas mundiais, estabeleceu 8 objetivos que, se trabalhados, poderão modificar a realidade mundial nos próximos anos. No Brasil, conhecidos por ODM - Objetivos de Desenvolvimento do Milênio -, empresas e instituições públicas e do terceiro setor que realizam projetos que contribuem para o alcance dessas metas tiveram suas inscrições abertas até 15 de maio deste ano para apreciação de seus esforços junto à comunidade em busca do desenvolvimento local.
A Araupel, por atender ao ODM 7 (promover a qualidade de vida e respeito ao meio ambiente) e o OMD 8 (todos trabalhando pelo desenvolvimento), foi convidada a comparecer, dia 17/07, às 19 horas, no Auditório Caio Amaral em Curitiba (PR) para a entrega do certificado obtido com o projeto Voluntários da Alegria, o grupo composto por 25 pessoas que há cinco anos participam de ações solidárias, por meio de campanhas e apresentações teatrais em escolas e entidades sociais do município, auxiliando a construção de uma sociedade melhor e mais feliz.
É a Araupel promovendo o voluntariado.
Participação nesta matéria: Caren Denise dos Santos